Barão de Mauá: O Visionário da Economia Brasileira

O Brasil do século XIX foi palco de grandes transformações econômicas e industriais, e um dos nomes mais importantes desse período foi Irineu Evangelista de Sousa, mais conhecido como Barão de Mauá. Empresário, banqueiro e político, ele foi um dos pioneiros do desenvolvimento econômico do país, investindo em ferrovias, estaleiros, bancos e na industrialização nacional. Seu legado foi tão marcante que, décadas após sua morte, o governo brasileiro decidiu homenageá-lo nas moedas de 200 Réis, cunhadas entre 1936 e 1938.

A História do Barão de Mauá

Nascido em 1813, no Rio Grande do Sul, Irineu Evangelista de Sousa perdeu o pai ainda na infância e se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar aos nove anos de idade. Demonstrando inteligência e espírito empreendedor, foi apadrinhado pelo comerciante escocês Richard Carruthers, que o introduziu no mundo dos negócios.

Ainda jovem, Mauá viajou para a Inglaterra, onde teve contato com a Revolução Industrial e voltou ao Brasil determinado a modernizar o país. Entre suas principais realizações, destacam-se:

Ferrovia Mauá (1854) – A primeira estrada de ferro do Brasil, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, na atual Baixada Fluminense.
Fundação do Banco Mauá – Um dos primeiros grandes bancos privados do país, responsável pelo financiamento de obras de infraestrutura.
Indústria Naval – Criou um dos maiores estaleiros do Brasil, impulsionando a construção de navios a vapor.
Iluminação pública no Rio de Janeiro – Investiu na iluminação a gás, trazendo mais modernidade à capital do Império.

Apesar de sua genialidade, Mauá enfrentou forte resistência da aristocracia rural e do governo imperial, que não apoiavam a industrialização. Após sucessivas crises, foi à falência em 1878, falecendo poucos anos depois, em 1889. Sua história, no entanto, permaneceu viva como símbolo de inovação e progresso.

A Moeda de 200 Réis (1936, 1937 e 1938) em Homenagem a Mauá

A importância do Barão de Mauá para o desenvolvimento econômico do Brasil foi reconhecida com a emissão da moeda de 200 Réis, entre 1936, 1937 e 1938. Essa moeda histórica apresenta:

🪙 Anverso: Efígie de Irineu Evangelista de Sousa, com a inscrição "Barão de Mauá".
🪙 Reverso: Valor facial "200 Réis" e a legenda "Brasil".
🪙 Composição: Níquel puro.
🪙 Diâmetro: 23 mm.
🪙 Peso: 6gr

Colecione essa Moeda Histórica!

As moedas de 200 Réis (1936, 1937 e 1938) são itens muito procurados por colecionadores, tanto pela importância do Barão de Mauá quanto pela raridade dessas peças. Hoje, cada vez mais difícil de encontrar em boas condições de conservação, essa moeda se tornou um verdadeiro tesouro da numismática brasileira.

 

🛒 Adquira essa relíquia na Loja A Numismática e tenha em mãos um pedaço da história do Brasil!